A cerimônia de premiação dos Jogos Escolares 2024 lotou o Teatro Vitória na manhã desta quinta-feira (21). Realizada de 9 de agosto a 14 de novembro, a edição deste ano ficará marcada como a maior da história, superando todas as anteriores organizadas pela Prefeitura de Limeira. A Secretaria de Esporte e Lazer, responsável pela atividade, contabilizou 8.481 participações de 61 escolas municipais, estaduais e particulares. As equipes vencedoras receberam os troféus das mãos do prefeito Mario Botion, da vereadora Lu Bogo e dos secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer) e José Farid Zaine (Cultura).
No início do evento, o prefeito pediu que professores e coordenadores ficassem de pé, como forma de homenageá-los pelo esforço e dedicação que levaram ao sucesso da competição. “Os Jogos Escolares cresceram ao longo desses oito anos e o motivo desse resultado está no empenho e na disposição de cada um de vocês”, ressaltou. “Essa é uma Política Pública que trouxe muitos benefícios e que não pode ser descontinuada”, completou o chefe do Executivo.
Foram disputadas dez modalidades (atletismo, xadrez, damas, tênis de mesa, judô, natação, futsal, handebol, basquetebol e voleibol), em quatro categorias: Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Já as competições ocorreram em diversos espaços da cidade, como o Complexo Ipanema, Vô Lucato e pista de atletismo do Sesi.
CRESCIMENTO
O secretário de Esporte e Lazer avaliou, emocionado, as ações que possibilitaram a ampliação dos Jogos Escolares, que passaram de 37 escolas no início do governo Botion para as atuais 61. “Implantamos o Chamamento Público, o que permitiu multiplicar o acesso à prática esportiva pelas crianças e adolescentes”, declarou Zanon.
Ele também observou que o mesmo público que frequentava as atividades esportivas oferecidas via Chamamento Público começou a defender as respectivas escolas nos Jogos Escolares, e posteriormente, nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos. “Fico muito feliz ao ver o fortalecimento do esporte em nossa cidade; isso é resultado direto da Política Pública implantada nesse governo”, completou.
CLUBE DO XADREZ
Há 3 anos, o aprendizado do xadrez foi introduzido na Emeief Aracy Nogueira Guimarães pelas mãos do professor de Educação Física, Cleber Nunes Rodrigues. No início, ele disse que a atividade ocorria de forma despretensiosa, no sentido de disseminar o conhecimento do jogo. Mas no ano passado a situação mudou: “ficamos em quarto lugar nos Jogos Escolares, tanto no feminino quanto no masculino”, revelou Rodrigues.
O “Clube do Xadrez”, como a atividade foi denominada pela direção da Aracy Nogueira, continuou despertando o interesse dos alunos, e agora em 2024, a unidade venceu no Sub-11 feminino. “Fomos invictos”, comemorou o professor. “O xadrez é essencial na Educação, esse esporte desenvolve a capacidade de análise crítica, a concentração e o raciocínio.”
Estudante do 5° ano, Laura Eloíse Conceição da Silva, de 11 anos, participa do “Clube do Xadrez” desde o ano passado e concorda com os benefícios da prática. “Comecei a evoluir muito, aprendi as estratégias e a pensar nos movimentos do oponente”, disse. “Também me desenvolvi em matemática e cálculo”, salientou.
Confira as escolas campeãs em cada categoria:
Sub-11:
1ª colocada – Emeief Limeira, com 150 pontos
2ª colocada – Emeief Profª Maria Apparecida de Luca Moore, com 68 pontos
3ª colocada – Ceief Profª Jamile Caram de Souza Dias, com 61 pontos
Sub-13:
1ª colocada – E.E. Castello Branco, com 128 pontos
2ª colocada – Organização Einstein de Ensino, com 109 pontos
3ª colocada – Colégio Barão de Limeira, com 81 pontos
Sub-15:
1ª colocada – Organização Einstein de Ensino, com 101 pontos
2ª colocada – E.E. Prof. William Silva, com 82 pontos
3ª colocada – Colégio Barão de Limeira, com 74 pontos
Sub-17:
1ª colocada – Colégio Técnico de Limeira (Cotil), com 127 pontos
2ª colocada – E.E. Prof. Antônio Perches Lordello, com 78 pontos
3ª colocada – Etec Trajano Camargo, com 72 pontos